Crie bons hábitos
Delegado de Polícia
Lúcio Valente

Delegado e Professor

Sou Delegado de Polícia da PCDF e ministro as matérias: Direito Penal, Criminologia, Processo Penal e Legislação Penal Extravagante nos principais cursos de Brasília.

Atomic Habits: apresentação

A partir da semana que vem vou resumir para vocês o livro Atomic Habits (Tiny Changes, Remarkable Results), escrito por James Clear, empreendedor e blogueiro do site jamesclear.com.

Eu já li muitos (muitos mesmo) livros de desenvolvimento pessoal – ou autoajuda, como queiram -, mas este livro é diferente. O autor conseguiu reunir vários ensinamentos que têm me ajudado muito no estabelecimento de novos hábitos (voltei a correr, a tocar saxofone, a comer melhor, a dormir e acordar na hora certa, a produzir conteúdo de forma consistente etc.).

Na maioria dos textos sobre desenvolvimento pessoal, os autores se resumem a usar frases e exemplos motivacionais, sem criar um plano prático que realmente funcione. O que eu percebo de diferente na obra de James é que ele reuniu várias estratégias para implementar as ideias do livro. Quem já leu O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, vai encontrar no Atomic Habits a aplicação prática da teoria da formação do hábito apresentada ali.

Ideia básica

A ideia básica do livro é demonstrar como pequenas mudanças no seu dia podem ser poderosas no estabelecimento de novos hábitos. E ele começa com um exemplo bem impactante. Vou adaptar o exemplo do livro, mas basicamente pense num avião que sai de Brasília com destino ao Rio de Janeiro para uma viagem de cerca de uma hora em determinada rota. Imagine que o avião mude em 1% o direcionamento de voo. Somente o computador de bordo pode indicar ao piloto uma mudança tão pequena, imperceptível ao ser humano. Mas ela seria suficiente para levar o avião direto para oceano,  a centenas de quilômetros do aeroporto.

Com esse conceito, aprendemos que os hábitos são como juros compostos (interest compound) do desenvolvimento humano. Se você melhorar um por cento por dia, durante um ano você pode melhorar 360%. Por vezes, aquela caminhadinha de 30 minutos resulta em 1% de melhora na sua saúde. Agora, pense nessa atividade estabelecida como um hábito durante o ano ou por vários anos. Isso pode ser a diferença entre ter um ataque cardíaco na velhice ou viver por mais 20 anos.

Ciclo do Hábito

A técnica básica ensinada por James parte do Ciclo do Hábito, como ensinado por Duhigg e adaptado pelo autor (gatilho, desejo, resposta e  recompensa) e cria sobre cada um desses elementos processos para que trabalhem na criação do hábito.

Eu queria voltar a tocar saxofone diariamente. James diz – como veremos no resumo do livro daqui pra frente – , que você precisa determinar tempo e local exatos para que aquela nova atividade ocorra (ex.: vou tocar saxofone sempre que eu chegar do trabalho no meu escritório). Só que “tocar saxofone quando chegar do trabalho” é algo vago. Por isso, uma técnica que ele ensina é a usar a “estratégia do empilhamento”, que nada mais é do que aproveitar uma rotina que já existe e grudar nela outra rotina que você queira criar. Em geral, as pessoas usam fio dental logo após escovar os dentes. A rotina de usar o fio dental está grudada na de escovar os dentes. Com essa ideia, passei a usar um gatilho mais óbvio: todos os dias, assim que eu chegar em casa e trocar de roupa, vou direto para meu escritório. “Trocar de roupa” é algo que faço todos os dias. É um hábito já estabelecido. Como eu grudei o hábito de tocar sax nele, agora dificilmente falho na minha atividade. Trocar de roupa é menos vago do que “chegar do trabalho”.

Bom, espero ter aguçado a sua curiosidade para acompanhar os resumos nas próximas semanas. Vai ser fantástico. Basta voltar aqui no Blog ou acompanhar o áudio no meu PodCast.

Obs.: até onde eu saiba, o livro ainda não possui versão em português.

Vamos caminhando! 1% melhor a cada dia!

Lúcio Valente 😃


Quer acessar mais conteúdo para te ajudar na organização dos estudos? 

📽 Veja estes vídeos que podem te ajudar: 

5 passos para ser um concurseiro competitivo

Como driblar o sono nos estudos

 

🚶‍Siga-me também no Instagram. Você encontrará muitas dicas legais e ainda simulados de questões: @vouserdelegado

 

📚 Leia também:

Qual o melhor material para concursos?

Como ter mais concentração?

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email