dez dicas para ler melhor
Delegado de Polícia
Lúcio Valente

Delegado e Professor

Sou Delegado de Polícia da PCDF e ministro as matérias: Direito Penal, Criminologia, Processo Penal e Legislação Penal Extravagante nos principais cursos de Brasília.

Dez dicas para ler melhor

Dicas infalíveis para aproveitar melhor seu tempo de leitura:

1. Mobília correta

Uma boa maneira de ler sem se cansar é estar bem acomodado. Verifique sua postura e mobília de estudo para ver se está tudo ok.

2. Tenha um plano

Para estar no estado emocional correto comece com uma oração ou meditação. Em seguida, leia os tópicos, subtópicos, grifados, gráficos, tabelas etc. do material que vai ler. Estabeleça o que vai ler nos próximos 30 minutos. Quando se sabe até onde vai, o caminho é mais curto, dizem os chineses.

3. Confie em si mesmo

Acredite que você é capaz de compreender a matéria, não crie emoções negativas e nunca diga que não gosta do que vai estudar. Você gosta sim, porque aquilo é a chave para sua independência financeira. Estude e pare de reclamar.

4. Não reclame

A Magda, minha esposa, outro dia comentou que eu nunca reclamo de ter que ir para o trabalho. Eu reparei nisso, após ela me dizer. É estranho, porque sou um tremendo reclamão. Mas, não é que eu ache as mil maravilhas das Arábias, apenas procuro não criar uma atmosfera negativa sobre meu trabalho. É o meu trabalho e ponto final. Quando (e se) eu achar que não me serve, busco forças para mudar.

5. Tenha calma

Faça uma primeira leitura com calma, apontando as ideias principais de cada parágrafo. Passe mais tempo naqueles parágrafos em que há informações que devam ser memorizadas (ex.: uma determinada classificação). Tente memorizá-la e siga com a leitura.

6. Faça perguntas

Para aumentar a concentração, escreva enquanto lê, apontando as ideias e informações lidas. Se tiver dificuldades em resumir, crie uma pergunta sobre cada parágrafo para responder na revisão.

7. Sente-se

Não leia deitado, a não ser que queira usar o livro como um Dormonid.

8. Faça pausas a cada meia hora

Após trinta minutos, pare no ponto onde determinou, revise os pontos até aqui estudados de forma bem rápida, respire fundo (se for preciso alongue o pescoço) e continue por mais meia hora.

9. Não se perca

Fique de olho em você mesmo. Sempre pare de ler quando sentir que está perdendo a concentração. Faça uma nova meditação ou oração e retorne à leitura.

10. Devagar e sempre

Comece aos poucos. Leia por 10 ou 15 minutos sem parar e vá aumentando sua resistência. Em poucas semanas você já estará mais concentrado.

 

Prof. Lúcio Valente

 

Quer receber mais dicas estratégicas de estudo?

Siga meu canal no YouTube: Canal Lúcio Valente 📺

Acompanhe nossas dicas no Instagram Vou Ser Delegado 📱

 

Estes textos também podem te ajudar:

⭐ Como arrumar mais tempo para estudar?

⭐ A força do hábito

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email